Falso siri…

Soprando a comida…
9 de fevereiro de 2017

Sabe aqueles bastonetes de “siri” que vendem nos supermercados?

Pois, na verdade não são feitos de carne de siri. São feitos de surimi. E afinal, o que é surimi?

Surimi é carne de peixe que foi picada e montada em formatos parecidos com caranguejos, siris ou camarões. Foi desenvolvida no Japão, para utilizar as aparas que sobram ao retirarem os filés e para explorar algumas espécies de peixe menos desejáveis que são apanhadas nas redes. Firmou-se nos E.U.A. como uma alternativa de baixo custo para imitar as verdadeiras!

As aparas de peixe, em sua maioria de pescada e de badejo, são picadas, bem lavadas para eliminar a gordura, os pigmentos e os sabores, enxaguadas e parcialmente secas, para reduzir o conteúdo de umidade a cerca de 82%, depois são congeladas até a hora de serem utilizadas. Isso é o surimi. Muito prazer!

Para montar algum produto, como os bastonetes de “siri”, o surimi pode então ser esfiapado em fibras; depois disso, são acrescentados ingredientes como claras de ovos, amido de milho e um pouco de óleo, para que a textura fique parecida com a do verdadeiro caranguejo, camarão e até de lagosta! A mistura é então pressionada, através de orifícios, e sai de uma máquina, feito uma folha de massa e aquecida rapidamente para estabilizar-se como um gel. As folhas são então enroladas, dobradas e ou moldadas em bastões ou outros feitios, aromatizadas e coloridas, para imitar as verdadeiras, e congeladas para serem enviadas ao mercado.

Assim, não esqueça, siri não é surimi! Mas, como sempre digo… sou apenas o cozinheiro!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.