Vamos falar de chocolate…

Soprando a comida…
9 de fevereiro de 2017
Miojo, miojo meu…
15 de fevereiro de 2017

Os grãos de cacau, na verdade sementes, são encontrados dentro das vagens com formato de melões, ligadas diretamente ao tronco ou os galhos grossos do cacaueiro. Os grãos são primeiro separados da poupa massuda que fica dentro da vagem, depois fermentados, geralmente empilhados em montes e cobertos com folhas. Micróbios e enzimas atacam a poupa, matam os germes das sementes (as partes que iriam germinar e crescer), retiram um pouco do sabor amargo e escurecem os grãos de marfim para um tom marrom-claro.

Os grãos secos são então enviados para as fábricas de chocolate para serem torrados para melhorar ainda mais o sabor e a cor, separados das cascas e moídos ou triturados. O calor da fricção da moagem derrete o conteúdo substancial dos grãos. O resultado é um líquido espesso, marrom, amargo, chamado licor de chocolate – não! Não é aquele licor da garrafa que contem álcool!

Depois de frio, o licor de chocolate fica duro e é conhecido como chocolate amargo. Ele tem entre 50% a 58% de gordura.

Uma coisa maravilhosa sobre o chocolate é que sua gordura derrete entre 30ºC e 36ºC, um pouco abaixo da temperatura do nosso corpo, assim, na temperatura ambiente, ele é relativamente sólido, mas quando o comemos ele literalmente derrete na boca!

O chocolate meio amargo é uma mistura preparada com licor de chocolate, manteiga de cacau, açúcar, um emulsificador e, algumas vezes, aroma de baunilha. Quando derrete, é mais líquido que o chocolate amargo, e é mais brilhante.

Subindo na escala da doçura, encontramos o chocolate ao leite, que tem menos licor de chocolate e mais açúcar e leite. Assim, até sua cor é menos escura e ele é mais doce.

Mas, e o chocolate branco?

Ah! Este é outro assunto… O chocolate branco não passa de gordura do cacau (manteiga de cacau) misturada com açúcar e leite. Não contem nenhum daqueles sólidos grãos de cacau maravilhosos que, embora nada recomendáveis, dão ao chocolate seu maravilhoso sabor.

O chocolate branco, por ser feito com a manteiga de cacau, tem um probleminha, ela é altamente saturada, coisa nada boa para a saúde. Inclusive, para piorar as coisas, alguns chocolates brancos nem ao menos são feitos com manteiga de cacau; são feitos com óleos vegetais hidrogenados. lembre-se sempre de ler os ingredientes antes de comprar uma barra de chocolate branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.