Bori-Bori

Baião de dois
20 de abril de 2017
Arroz à Cantonesa
7 de fevereiro de 2018

Olá Amigos! Estamos nos despedindo hoje desta linda parte do Brasil… A Região Centro-Oeste. A receita que escolhi para hoje é o Bori-Bori.

A Região Centro-Oeste tinha como elemento principal da culinária os peixes, encontrados nos rios da região. Porém, com a descoberta do ouro, o território foi ocupado por mineiros, paulistas e nordestinos, chegando até o local como bandeirantes, os quais trouxeram elementos de sua dieta, tais como o charque (carne seca), carne-de-sol, farinha de mandioca, milho, arroz e feijão por serem fáceis de preparar e resistirem as longas jornadas.

Mais tarde recebeu paranaenses e gaúchos, vindos em busca de novas oportunidades, estes juntaram o costume indígena de consumir carne de caça, produtos nativos e, principalmente, peixes dos rios abundantes na região.

Assim, devido à essa maravilhosa miscigenação, esta Região tem uma imensa diversidade de pratos baseados nos quatro cantos do país!

 

BORI-BORI

Para o Frango:

1 frango sem pele cortado em pedaços;

3 dentes de alho amassados;

2 cebolas picadas grosseiramente;

4 colheres de sopa de óleo canola;

3 tomates concassé;

2 1/2 litros de água;

3 colheres de sopa de cebolinha picada;

Q.b. de pimenta dedo de moça finamente picada sem semente;

Q.b. de sal.

Para os Bolinhos:

2 xícaras de chá de fubá;

1 xícara de chá de queijo ralado;

Caldo do cozimento do frango

Q.b. de sal.

Para o Frango:

Tempere o frango com o sal, o alho, metade da cebola e a pimenta. Leve à geladeira e deixe descansar por 1 hora.

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a outra metade da cebola até dourar. Adicione os pedaços de frango e doure-os bem. Junte os tomates, acerte o sal e cozinhe por mais alguns minutos. Acrescente a água e cozinhe por mais 30 minutos, até o frango ficar macio, sem desmanchar.

Reserve 1 xícara de chá do caldo do cozimento para fazer os bolinhos.

Para os Bolinhos:

Em uma tigela, misture o fubá e o queijo ralado. Acrescente 1 xícara de chá do caldo do cozimento do frango. Verifique o sal e molde bolinhos. Reserve.

Encoste os pedaços de frango na lateral da panela e coloque os bolinhos, deixando cozinhar por 15 minutos, sem mexer, até ficarem firmes.

Em uma travessa, coloque o frango e os bolinhos junto com o caldo.

Salpique com a cebolinha e sirva.

Rendimento: 8 porções

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.