Muita gente ama miojo, aquele macarrão instantâneo, exatamente por isso, porque ele é instantâneo. O gosto, bem, isso é com cada um!!!
Mas, você nunca se perguntou como ele é durinho e fica quadradinho daquela maneira? Como ele surgiu?
Pois bem, vamos entrar no maravilhoso mundo dos macarrões instantâneos.
O nome do inventor do miojo é Momofuku Ando, que morreu aos 96 anos em janeiro de 2007.
O primeiro produto lançado por Ando, chamado de Chiken Ramen, acabou tendo uma ótima aceitação do público, logo depois que chegou ao mercado em agosto de 1958, apesar de custar quase o mesmo preço de uma tigela de macarrão servido na rua, sua produção cresceu de 300 para 6 mil porções.
A ideia de criar o produto surgiu pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando viu uma longa fila de pessoas esperando a chance de conseguir uma sopa de macarrão.
Além disso, em julho de 2005, a Nissin produziu um macarrão especialmente para ser consumido pelo astronauta japonês Soichi Noguchi, durante uma missão espacial da nave “Discovery”.
Os ingredientes do macarrão instantâneo e do envelope de tempero mostram que o sal está no tempero. Então você pode pensar que se comer só o macarrão com um pouco de sal será saudável, certo? Errado. Além do sal em muita quantidade no tempero pronto, o macarrão instantâneo em si é repleto de gordura.
Sei que você fica imaginando como aquele bloco lindinho é feito. Então vamos ao oriente descobrir.
A massa é, primeiro expelida por uma série de bicos para formar uma fita de longos fios sinuosos, lado a lado. A fita é então cortada em pedaços e dobrada sobre si mesma, depois do que é posta num molde, enquanto frita por imersão, o que seca o macarrão de modo que o bloco mantenha seu formato quadradinho para sempre! A fritura por imersão, é claro, acrescenta gordura ao macarrão, e, embora possa haver uma pequena quantidade de óleo em algumas misturas do tempero, praticamente toda a gordura estará no macarrão.
Depois de checar algumas marcas de macarrão instantâneo, cheguei à conclusão que, a não ser pela água que cozinha o macarrão, todo o resto é muito gorduroso. Assim, se você acha que o macarrão instantâneo é “só massa”, você deve rever essa ideia.