Miojo, miojo meu…

Vamos falar de chocolate…
15 de fevereiro de 2017
Arroz com carne de sol ao forno
20 de abril de 2017

Muita gente ama miojo, aquele macarrão instantâneo, exatamente por isso, porque ele é instantâneo. O gosto, bem, isso é com cada um!!!

Mas, você nunca se perguntou como ele é durinho e fica quadradinho daquela maneira? Como ele surgiu?

Pois bem, vamos entrar no maravilhoso mundo dos macarrões instantâneos.

O nome do inventor do miojo é Momofuku Ando, que morreu aos 96 anos em janeiro de 2007.

O primeiro produto lançado por Ando, chamado de Chiken Ramen, acabou tendo uma ótima aceitação do público, logo depois que chegou ao mercado em agosto de 1958, apesar de custar quase o mesmo preço de uma tigela de macarrão servido na rua, sua produção cresceu de 300 para 6 mil porções.

A ideia de criar o produto surgiu pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando viu uma longa fila de pessoas esperando a chance de conseguir uma sopa de macarrão.

Além disso, em julho de 2005, a Nissin produziu um macarrão especialmente para ser consumido pelo astronauta japonês Soichi Noguchi, durante uma missão espacial da nave “Discovery”.

Os ingredientes do macarrão instantâneo e do envelope de tempero mostram que o sal está no tempero. Então você pode pensar que se comer só o macarrão com um pouco de sal será saudável, certo? Errado. Além do sal em muita quantidade no tempero pronto, o macarrão instantâneo em si é repleto de gordura.

Sei que você fica imaginando como aquele bloco lindinho é feito. Então vamos ao oriente descobrir.

A massa é, primeiro expelida por uma série de bicos para formar uma fita de longos fios sinuosos, lado a lado. A fita é então cortada em pedaços e dobrada sobre si mesma, depois do que é posta num molde, enquanto frita por imersão, o que seca o macarrão de modo que o bloco mantenha seu formato quadradinho para sempre! A fritura por imersão, é claro, acrescenta gordura ao macarrão, e, embora possa haver uma pequena quantidade de óleo em algumas misturas do tempero, praticamente toda a gordura estará no macarrão.

Depois de checar algumas marcas de macarrão instantâneo, cheguei à conclusão que, a não ser pela água que cozinha o macarrão, todo o resto é muito gorduroso. Assim, se você acha que o macarrão instantâneo é “só massa”, você deve rever essa ideia.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.