Esfiha

Yakissoba
7 de fevereiro de 2018
Charuto de Repolho
8 de fevereiro de 2018

Olá Amigos! Começaremos hoje um passeio gastronômico pelo Oriente Médio. Terra de rica gastronomia e infindáveis temperos, começaremos com um prato que tenho certeza, todos os brasileiros adoram! Vamos falar e fazer esfiha! Ela foi desenvolvida na Síria e difundida pelo Líbano; depois, para outros países de língua árabe e também no Ocidente. Sua massa tradicional é a mesma do pão, contudo, em decorrência da difusão do prato, a massa passou a ser preparada com outros ingredientes específicos de outras regiões. Em relação ao seu formato, a esfiha pode ser aberta ou fechada. O recheio pode ser de carne bovina, linguiça, carne de carneiro, queijo, coalhada ou verduras temperadas. Depois de recheada, é assada ao forno. A esfiha chegou ao Brasil com os imigrantes árabes (sírio-libaneses) entre os séculos XIX e XX.

 

ESFIHA:

Ingredientes:

Massa: 1 kg de farinha de trigo peneirada; 1 e ¼ de copo de água morna; 2 colheres de sopa sal; 2 colheres de sopa de açúcar; 1 tablete de fermento biológico. Recheio: ½ kg de carne de primeira moída; 1 kg de tomate moído; 5 cebolas médias moídas; 2 colheres de manteiga; 2 colheres de coalhada fresca; 1 colher de molho de gergelim; Q.b. de sal; Q.b. de pimenta-do-reino; Q.b.de pimenta síria; Q.b.de canela.

 

Modo de Preparo:

Massa: Misture bem a farinha, o açúcar e o sal. Dilua o fermento na água e despeje no centro da farinha. Sove a massa, cubra e deixe-a descansar por 6 horas. Recheio: Misture bem todos os ingredientes e reserve. Montagem: Divida o tamanho desejado da massa para a esfiha. Abra a massa com um rolo na espessura de 1 centímetro. Coloque a quantidade desejada de recheio e dobre a massa para que tenha 4 pontas sem fechar totalmente o recheio. Pré-aqueça o forno a 180°C. Asses as esfihas em uma bandeja untada com manteiga.

Rende: 40 porções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *