Coalhada Seca

Kafta
8 de fevereiro de 2018
Kibe Assado Recheado
8 de fevereiro de 2018

Olá Amigos! A coalhada é um alimento lácteo natural muito consumido em todo o mundo cuja produção se dá através da fermentação natural ou estimulada do leite. Tal coagulação do leite pode ser obtida usando uma enzima designada quimosina ou coalho. Hoje faremos a coalhada seca ou síria. Ambas as denominações são usadas no Brasil para a mesma receita. Em árabe os nomes são “Laban” ou “Zabadi” para a Coalhada Fresca, e “Laban Musafa” ou “Labne” para a Coalhada Seca.

 

COALHADA SECA OU SÍRIA

Ingredientes:

2 litros de leite integral;

2 copos de iogurte natural.

 

Modo de Preparo:

Coloque o leite na panela e aqueça mexendo até atingir a temperatura de 85ºC ou levantar fervura. A panela deverá estar sobre uma tela refratária (uma tela metálica que afaste a panela do contato direto com as chamas).

Deixe o leite amornar para a temperatura de 35ºC (outra maneira de verificar se a temperatura está correta, é colocar o dedo no leite e contar até dez, se a temperatura estiver suportável, estará no ponto correto!).

Acrescente os dois copos de iogurte e misture.

Cubra a panela com uma tampa e, por cima use um cobertor contornando toda a panela.

Deixe a panela coberta de 8 a 12 horas em temperatura ambiente.

Retire o cobertor e a tampa da panela. (Neste momento você obteve coalhada fresca!).

Antes de levar para a geladeira, coloque a quantidade desejada em um filtro de papel ou coador de pano de café e deixe escorrer por um dia na geladeira para obter a coalhada seca.

 

Dicas:

Quanto tempo na geladeira ou congelada? A coalhada seca pode ser congelada por até 45 dias. Recomendamos o consumo em até uma semana na geladeira.

Quanto tempo de cura? É a gosto, quanto mais tempo de cura (escorrendo o soro) mais acida e seca a coalhada ficará.

Porque usar iogurte e não outra coalhada como matriz? O iogurte natural, nada mais é do que coalhada. É bom lembrar que a coalhada fresca de boa qualidade pode servir de matriz substituindo o iogurte natural dos ingredientes.  Portanto quando fazer a sua primeira receita, você poderá usar um pouco dela para coalhar a próxima receita.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *