Baião de dois

Bacalhau sergipano
20 de abril de 2017
Bori-Bori
20 de abril de 2017

Olá Amigos! Vamos dar uma parada em Pernambuco. O prato de hoje é o Baião-de-dois, um prato típico do Estado da Paraíba, mas que rapidamente se difundiu por todo o Nordeste, sendo que cada Estado criou alguma variação. Particularmente, gosto muito da versão pernambucana do prato.

Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. É frequente adicionar-se carne-seca (Charque). O termo baião, que deu origem ao nome do prato, designa uma dança típica do Nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada “baião”. A origem do termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o “Rei do Baião”, o pernambucano Luis Gonzaga, na metade do Século XX.

O baião, por ser uma mistura de dois elementos da culinária brasileira apreciados e de fácil acesso, o arroz e o feijão, é muito comum em áreas rurais do Nordeste. É possível perceber que ele é feito principalmente à noite para que seja aproveitado o restante do feijão cozido durante o dia.

 

BAIÃO DE DOIS

800 g de carne seca cortada em cubos;

1 e 1/2 xícara de chá de feijão de corda;

4 xícaras de chá de água;

1 colher de sopa de óleo;

1 cebola grande brunoise;

2 dentes de alho brunoise;

2 xícaras de chá de arroz;

1 xícara de chá de queijo coalho em cubos;

1/3 xícara de chá de cheiro verde picado;

2 colheres de sopa de coentro brunoise;

Q.b. de Pimenta do reino;

Q.b. de sal.

 

Deixe a carne de molho em água de um dia para o outro, trocando a água por três vezes para tirar o excesso de sal.

Separadamente, deixe o feijão de molho em água de um dia para o outro.

Em uma panela de pressão, coloque o feijão para cozinhar com 3 xícaras de chá de água, por 10 minutos depois de iniciada a pressão.

Deixe a pressão sair completamente, abra a panela, coloque a carne, a água restante, tampe e cozinhe por 10 minutos depois de iniciada a pressão.

Deixe a pressão sair completamente, abra e escorra, reservando a água do cozimento.

Em uma panela, refogue no óleo a cebola e o alho até ficar transparente. Junte o arroz, sal, pimenta, a carne, o feijão e misture. Cubra com a água do cozimento reservada, tampe e cozinhe por 8 minutos. Junte o queijo e cozinhe com a panela destampada por 5 minutos ou até secar toda a água e o queijo ficar ligeiramente derretido. Adicione o cheiro verde, o coentro, misture e transfira para uma vasilha. Sirva em seguida.

Rendimento: 8 porções

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *